Núcleos de Pesquisa

  • Jurisprudência do Futuro

    Este núcleo tem como meta trazer para o debate jurídico problemas que surgirão em breve em virtude da uma assimilação de competências decisórias e criativas por agentes de inteligência artificial. Pretende-se antever a quais repositórios normativos o Judiciário brasileiro recorrerá para solucionar problemas advindos da aplicação de inteligência artificial.

  • IA e Arte

    O Núcleo de Inteligência Artificial, Direito e Arte reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, além de artistas, para a realização de discussões, eventos e pesquisas sobre a geração de obras de arte por sistemas de inteligência artificial.

  • IA e Gênero

    O núcleo se propõe a enfrentar questões vinculadas aos impactos sociais da aplicação da Inteligência Artificial nas relações de gênero, com o objetivo de buscar possíveis meios, métodos e práticas para contornar efeitos indesejados com a aplicação da tecnologia.

  • Ilustração de uma cabeça humana com um chip de computador no cérebro, com a sigla AI, representando inteligência artificial.

    IA e Raça

    O Observatório IA & Raça é um coletivo de pesquisadores que busca oferecer para instituições, empresas e movimentos sociais, análises acerca dos impactos do uso da inteligência artificial sobre os direitos fundamentais de membros de grupos racializados e a necessidade de o elemento raça compor os aspectos éticos para a construção de IA responsável.

  • Ícone de uma página de software com um processador central e conexões ao redor, simbolizando tecnologia ou programação.

    Direito Computável

    Este núcleo se propõe a transformar o direito em um domínio computável, a desenvolver a IA para o direito, possibilitando a utilização de IA como ferramenta de auxílio ao mundo jurídico.

  • Desenho simples de uma mão segurando uma balança com duas bandejas iguais

    IA no Poder Público

    Este núcleo presta-se a estudar os impactos do uso da IA pelo Poder Público à luz dos princípios da administração pública com vistas a proporcionar às autoridades e agentes públicos elementos que permitam facilitar a tomada de decisão quanto a estratégias de uso da tecnologia pela Adminsitração, tendo em vista seus riscos e possíveis efeitos.